Orientações

Veja dicas preciosas para proteger pets nas festas de fim de ano

Fogos de artifício podem ser danosos aos animais

Pets podem ter crises com fogos de artifício
Pets podem ter crises com fogos de artifício |  Foto: Arquivo/Enfoco

As festividades de fim de ano seguem a todo vapor. Para quem tem pets, essa época traz preocupações acerca dos bichinhos com os fogos de artifício que podem ser muito danosos.

O ENFOCO conversou com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Dr. Diogo Alves, que deu dicas para como lidar com os bicinhos nessas situações.

"Caso seu animal tenha crises, atravesse janelas e portas ou destrua paredes, colocando a vida do bichinho em risco, o uso de medicamentos pode ser a melhor opção. Fale com um médico-veterinário e esteja preparado. Também é válido deixar o pet cansado durante o dia:  como fazer passeios, corridas e brincadeiras com outros cães, para que ele fique relaxado durante a queima de fogos", ensina.

Sendo uma época com ceias e refeições especiais, o veterinário Dr. Diogo Alves também faz um alerta para não tirar seu pet da dieta regular, já que alguns alimentos podem ser  tóxicos.

"Evite oferecer alimentos não recomendados para os pets durante as festas. Alguns alimentos comuns em festividades humanas, como chocolate, uvas passas, cebola, alho, entre outros, podem ser prejudiciais aos animais. Em vez disso, mantenha a dieta regular dos animais e evite dar alimentos que possam causar desconforto digestivo ou intoxicação, e ofereça petiscos próprios para animais ou faça receitas caseiras seguras para eles."

Por fim, ele orienta que atenção e carinho são ainda mais importantes nesse período.

"Dê atenção extra aos seus pets. Ofereça conforto, carinho e esteja atento a qualquer sinal de desconforto ou ansiedade."

< Após polêmicas, Anvisa cancela registros de pomadas modeladoras Casamento? Traições? Veja previsões no amor para os signos em 2024 <